Estrutura do Curso

De cursos para iniciantes em nível A1 até cursos para alunos avançados em nível C2.

Conheça o programa dos cursos e os níveis do quadro comum europeu de referência. 

Programa dos cursos

 

 

A estrutura dos cursos tem como base o quadro comum europeu de referência para línguas. A carga horária necessária para concluir cada estágio varia de 30 horas-aula de 60 minutos para cursos individuais até 48 horas-aula para grupos com mais de seis alunos.

 

Como material fundamental do nível A1 até o nível B1 é usado o livro Studio 21, material multimídia que abrange todas as atividades do aprendizado: ler, escrever, ouvir e falar, além da gramática básica do idioma.

 

A partir do nível B1 é adicionado ao curso como material de apoio o livro Übungsgrammatik für die Grundstufe que resume toda a gramática básica do alemão com explicações da teoria e exercícios. Também são adicionados ao curso como material suplementar exercícios de áudio e vídeo da Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha que oferece cursos de alemão desde 1956, assim como textos atuais da imprensa alemã sobre os principais temas políticos, sociais e econômicos alemães.

 

Do nível B2 até o nível C1 o material fundamental passa a ser o livro Studio - Die Mittelstufe. Como material de apoio é usado o livro Übungsgrammatik für die Mittelstufe, que traz uma visão mais ampla da gramática alemã. O material de exercícios da Deutsche Welle e textos da imprensa alemã continuam a ser usados até o nível C2, onde o livro Grammatik für die Oberstufe passa a ser usado como material fundamental, tratando de modo detalhado dos temas da gramática alemã.




A1 – B1

B2 – C1 

C2

Quadro europeu comum de referência para línguas 

Emprego elementar do idioma


A1

Consegue compreender e utilizar expressões usuais e cotidianas e frases simples, dirigidas para a satisfação de uma necessidade concreta. Consegue apresentar-se aos outros e fazer perguntas de cunho pessoal - por ex. onde mora, pessoas que conhece ou objetos que tem - e responder a perguntas deste tipo. Consegue comunicar-se de forma simples, quando o interlocutor fala devagar e com clareza e esteja disposto a ajudar.


A2

Consegue compreender frases e expressões usuais, relacionadas às áreas de significado imediato (por ex. informações pessoais e familiares, compras, emprego, geografia local). Consegue se comunicar em situações simples e rotineiras que requerem troca de informação simples e direta, como assuntos do seu conhecimento. Consegue descrever de maneira simples sua origem e formação, seu ambiente e áreas relacionadas a necessidades concretas.

 

 

 

 

Emprego independente do idioma


B1

Consegue compreender os pontos principais de uma conversa, quando a linguagem utilizada é a linguagem padrão e o assunto está relacionado a trabalho, escola, lazer etc. Consegue lidar com quase todas as situações com as quais se depara, quando em viagem. Consegue expressar-se de forma simples e bem-organizada sobre assuntos do seu interesse e conhecimento. Consegue relatar experiências e acontecimentos, descrever sonhos, esperanças e ambições e dar breves razões e explicações de planos e opiniões.


B2

Consegue compreender as linhas gerais de textos mais complexos sobre temas concretos e abstratos; incluindo discussões técnicas da sua área de especialidade. Consegue comunicar-se com tal espontaneidade e fluência, que uma conversa com falantes nativos transcorre sem grandes esforços para ambas as partes. Consegue expressar-se clara e detalhadamente sobre vários assuntos, explicar o seu ponto de vista sobre uma questão atual e mostrar as vantagens e desvantagens.

 

 

 

 

Emprego competente do idioma


C1

Consegue compreender uma variedade de textos mais extensos e complexos e seus significados implícitos. Consegue se expressar espontânea e fluentemente, sem grandes hesitações aparentes. Consegue utilizar o idioma com eficácia e flexibilidade para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Consegue se expressar de forma clara, coesa e detalhada sobre assuntos complexos e empregando adequadamente diferentes meios de composição do texto.


C2

Consegue compreender com facilidade tudo o que lê e ouve. Consegue resumir informações de diversas fontes, escritas e faladas, e reconstruir justificativas e explicações numa apresentação coerente. Consegue se expressar com espontaneidade, fluência e precisão, diferenciando as mais leves nuances de significado em situações mais complexas.